English Français Deutsch Italiano Português Español

Nossos Colaboradores

MOISÉS VILLAMIL BALESTRO

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2006) e Mestre em Administração pela UFRGS (2002). É Professor Adjunto IV na Universidade de Brasília na FAV e no Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC). Pesquisador na área de sociologia econômica. Lidera o Grupo Estudos Comparados de Sociologia Econômica no CNPQ. Suas áreas de interesse são diversidades do capitalismo, construção de mercados, inovação e desenvolvimento e desenvolvimento rural. É membro da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE), da World Interdisciplinary Network for Institutional Research (WINIR), da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Possui artigos em periódicos e capítulos de livros em temas sobre políticas públicas de emprego, desenvolvimento, inovação e gestão. Consultor do Instituto de Altos Estudos da UGT.

JORGE HORI

Administrador da primeira turma da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, em 1965. Tem uma relevante trajetória em Gestão Pública e em Consultoria, pensador e analista da realidade brasileira, mantém um Blog em Inteligência Estratégica onde diariamente comenta e provoca sobre temas atuais e polêmicos desse nosso Brasil.

PAULO SERGIO MUÇOUÇAH

Sociólogo formado pela USP, é Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, tendo integrado a delegação oficial dessa organização à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em 2012. Foi Diretor dos departamentos de Gestão Territorial e de Coordenação do SISNAMA do Ministério do Meio Ambiente, Secretário Adjunto de Relações do Trabalho, Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego e Assessor Especial do Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República. Foi também professor universitário, pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Instituto Polis, diretor do Programa de Trabalhadores Urbanos da FASE e consultor da Confédération des Syndicats Nationaux (CSN) do Canadá. Coordenou a Comissão Nacional de Meio Ambiente da CUT e integrou o Secretariado Nacional do Fórum de ONGs Brasileiras preparatório para a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (a Rio-92). É o autor do estudo “Empregos verdes no Brasil: quantos são, onde estão e como evoluirão nos próximos anos”, publicado pelo Escritório da OIT no Brasil.

LORENA FERRAZ

Socióloga, Assessora da Secretaria Especial de Políticas. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Brasília – UNB, em 1999, Lorena viajou o mundo em pesquisa cultural. Aprendeu a se movimentar em realidades distintas e aguçou sua percepção sobre as condições de vida.