Governo brasileiro e organismos das Nações Unidas no país, além do Grupo Temático das Nações Unidas sobre Gênero, Raça e Etnia, lançam nesta terça-feira (29) em Brasília um glossário sobre o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, que prevê alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

No primeiro ano de vigência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Força-Tarefa do Sistema ONU no Brasil lança nesta terça-feira (29) o primeiro de uma série de glossários sobre os termos adotados pela nova agenda de desenvolvimento.

O primeiro documento lançado é relativo ao ODS número 5, que prevê “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. O texto será lançado na “Tenda de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, às 16h, no Teatro Plínio Marcos, em Brasília, Distrito Federal.

O glossário do ODS 5 tem o objetivo de apresentar, de forma propositiva, as definições internacionalmente acordadas sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, observadas à realidade brasileira. O documento também pretende orientar políticas públicas para o alcance da igualdade de gênero no país, e promover o debate, de forma neutra, entre instituições e indivíduos.

Resultado de ação conjunta da Força-Tarefa — formada pelo governo brasileiro e organismos das Nações Unidas no país — e do Grupo Temático das Nações Unidas sobre Gênero, Raça e Etnia, o glossário teve a participação de técnicos e técnicas especializadas na temática de gênero, direitos humanos e políticas públicas, com foco na erradicação da pobreza, inclusão social, desenvolvimento econômico e na sustentabilidade.

O evento de lançamento terá a participarão de representantes de organismos das Nações Unidas, do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, membros da sociedade civil e dos governos federal e distrital.

Glossários

A Força-Tarefa do Sistema das Nações Unidas no Brasil sobre a Agenda 2030, formada em dezembro de 2014, tem o objetivo de trabalhar em estreita cooperação com o governo federal para desenvolver atividades para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para cada ODS, será elaborado um glossário, que indicará as definições dos termos de cada tema, à luz da realidade brasileira.

Lançamento do Glossário do ODS 5 – Igualdade de Gênero
Hora: 16h às 20h
Local: FUNARTE, Teatro Plínio Marcos, Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 2, Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal